O texto Usos Educativos da Internet do Dr. Jaime Sanchez IIabaca DCC da Universidade do Chile traz reflexões pertinentes para a nossa realidade, uma vez que vivemos a era da comunicação e da informação. A escola não pode simplesmente ignorar ou se esquivar do uso do computador como ferramenta educativa, é importante salientar que o uso dessas TICs depende diretamente das políticas educacionais e do currículo escolar. A realidade é que ainda há um receio, por parte dos professores e até mesmo da direção em utilizar novas tecnologias, isso ocorre por conta do desconhecimento e da falta de interesse do educador em entrar no universo do aluno, tornando o momento da aprendizagem prazeroso. Mais do que utilizar as tecnologias é necessário desenvolver através dela a criticidade do educando, tornando-o capaz de selecionar as informações e as fontes de pesquisas existentes na internet, verificando a confiabilidade e a credibilidade da fonte que fornece o conhecimento, desenvolver projetos que tragam temas de interesse dos alunos é uma forma de aliar essa tecnologia a prática pedagógica, transformando o aluno em consumidor e ao mesmo tempo produtor de informação, através da produção de textos, pesquisas, vídeos e documentários para serem postados na internet. A criação de blogs torna possível trabalhar projetos de leitura onde os alunos terão a oportunidade de trabalhar individual e coletivamente, é necessário falar da importância da integração dos alunos e professores num trabalho colaborativo, dando a oportunidade do aluno atuar ativamente na sua própria aprendizagem. Fornecer acesso a internet é a mesma coisa que folhear uma enciclopédia gigante, lá é possível encontrar simulação de atividades, bancos de questões, fóruns de discussões, porém para conseguir um trabalho exitoso é necessário percorrer etapas sendo elas, início, adaptação, apropriação e criação. Ofertar sempre sites confiáveis, boa conexão, laboratório de informática em boas condições, tempo para pesquisa (no contra-turno, por exemplo) é função das autoridades competentes e é garantido pela LDB quando ela garante uma educação de qualidade, portanto compete a sociedade cobrar que esse direito saia do papel e se transforme em realidade. Falar desse tema nos remete a outra reflexão em relação ao acompanhamento das famílias em relação a esse mundo tecnológico, sabemos que a maioria de nossos alunos vem de uma classe mais baixa, com pouca escolaridade e pouco acesso a essas tecnologias, mais uma vez a escola sente a necessidade de assumir mais essa responsabilidade e acompanhar esses jovens nesse mundo virtual, promover palestras e ofertar cursos aos pais promove o engajamento de todos na busca de soluções para problemáticas tecnológicas que surgem no dia-a-dia de nossas escolas.
sábado, 29 de janeiro de 2011
sexta-feira, 14 de janeiro de 2011
Simplesmente Eu
Sou Geraliza Sampaio Sales Gomes, tenho 35 anos, casada e mãe de duas princesinhas Yasmin e Gisele, trabalho como coordenadora de gestão na Escola Rosinha Bastos Sampaio na cidade de Meruoca desde o ano de 2008 e realmente gosto do que faço. Sou bacharel em Zootecnia, Licenciada em Biologia, Especialista em Educação Especial e atualmente cursando especialização em Gestão Escolar, adoro ler e viajar com minha família, nos finais de semana gosto de cuidar da casa e relaxar junto daqueles que amo. Enfim uma vida simples mais cheia de pequenos prazeres que fazem a vida valer a pena.
sexta-feira, 7 de janeiro de 2011
Sugestão de leitura
Livro inédito do autor brasileiro mais vendido da atualidade. augusto Cury conta a história fascinante de Bartolomeu e Barnabé dois maltrapilhos que se juntam ao vendedor dos sonhos para lutar por um mundo melhor. Bartolomeu e Barnabé vivem uma vida diferente, se metem em muitas enrascadas que levam o leitor a refletir sobre ações do seu cotidiano, é uma mistura trágica e cômica, sem dúvida nenhuma é um livro que vale a pena ser lido.
Especialização em Gestão Escolar
Iniciamos no final de 2010 o curso de especialização em Gestão Escolar ofertado pela ufc através da Universidade Aberta do Brasil no pólo de Meruoca, acredito no potencial deste curso e sobretudo na importância dele para nós que trabalhamos com a educação deste país. Sabe-se que será um grande desafio para 2011 cumprir todas as exigências do curso nas realizações das atividades, chats e encontros presenciais uma vez que também estaremos engajados na execução de nossos trabalhos da escola, no entanto é necessário a aquisição de conhecimento e a troca de experiências entre os cursistas e tutores para a melhoria da qualidade do ensino de nossas escolas.
segunda-feira, 3 de janeiro de 2011
Retomando as Atividades
![]() |
Escola Rosinha Bastos Sampaio |
Confraternização de Executivos Escolares
Assinar:
Postagens (Atom)