O texto Usos Educativos da Internet do Dr. Jaime Sanchez IIabaca DCC da Universidade do Chile traz reflexões pertinentes para a nossa realidade, uma vez que vivemos a era da comunicação e da informação. A escola não pode simplesmente ignorar ou se esquivar do uso do computador como ferramenta educativa, é importante salientar que o uso dessas TICs depende diretamente das políticas educacionais e do currículo escolar. A realidade é que ainda há um receio, por parte dos professores e até mesmo da direção em utilizar novas tecnologias, isso ocorre por conta do desconhecimento e da falta de interesse do educador em entrar no universo do aluno, tornando o momento da aprendizagem prazeroso. Mais do que utilizar as tecnologias é necessário desenvolver através dela a criticidade do educando, tornando-o capaz de selecionar as informações e as fontes de pesquisas existentes na internet, verificando a confiabilidade e a credibilidade da fonte que fornece o conhecimento, desenvolver projetos que tragam temas de interesse dos alunos é uma forma de aliar essa tecnologia a prática pedagógica, transformando o aluno em consumidor e ao mesmo tempo produtor de informação, através da produção de textos, pesquisas, vídeos e documentários para serem postados na internet. A criação de blogs torna possível trabalhar projetos de leitura onde os alunos terão a oportunidade de trabalhar individual e coletivamente, é necessário falar da importância da integração dos alunos e professores num trabalho colaborativo, dando a oportunidade do aluno atuar ativamente na sua própria aprendizagem. Fornecer acesso a internet é a mesma coisa que folhear uma enciclopédia gigante, lá é possível encontrar simulação de atividades, bancos de questões, fóruns de discussões, porém para conseguir um trabalho exitoso é necessário percorrer etapas sendo elas, início, adaptação, apropriação e criação. Ofertar sempre sites confiáveis, boa conexão, laboratório de informática em boas condições, tempo para pesquisa (no contra-turno, por exemplo) é função das autoridades competentes e é garantido pela LDB quando ela garante uma educação de qualidade, portanto compete a sociedade cobrar que esse direito saia do papel e se transforme em realidade. Falar desse tema nos remete a outra reflexão em relação ao acompanhamento das famílias em relação a esse mundo tecnológico, sabemos que a maioria de nossos alunos vem de uma classe mais baixa, com pouca escolaridade e pouco acesso a essas tecnologias, mais uma vez a escola sente a necessidade de assumir mais essa responsabilidade e acompanhar esses jovens nesse mundo virtual, promover palestras e ofertar cursos aos pais promove o engajamento de todos na busca de soluções para problemáticas tecnológicas que surgem no dia-a-dia de nossas escolas.
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